Siga-nos no Twitter Confira receitas no Delicius
61 3967-2520 | 61 8527-1734

contato@grupoalimente.com.br

De olho na saúde dos brasileiros.

Os brasileiros consomem em média 12g de sal por dia, enquanto o correto seria consumir apenas 5g. Para reduzir o número de pessoas com problemas de pressão arterial, que pode gerar doenças que levam ao óbito, a Anvisa, em conjunto com o Ministério da Saúde, pretende lançar guias de redução de sódio dos alimentos. O pão francês, por exemplo, que está presente na mesa da maioria dos brasileiros e tem em média 320 mg da substância (sódio) para uma unidade de 50g (pão), terá um redução de 10% de sódio até o ano de 2014.

Empresas de food service - como padarias, restaurantes e lanchonetes - e indústrias que produzem o pão preferido da população tem acesso ao Guia de Boas Práticas Nutricionais para o Pão Francês, lançado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, para total orientação da nova produção do alimento com menor nível de sódio.

O Guia de Boas Práticas Nutricionais para os fornecedores do pão francês recomenda o uso de uma balança para pesar os ingredientes antes do preparo, para que assim seja possível reduzir com qualidade o nível do sódio em até 10%. Medidas incorretas de ingredientes, além de aumentar o nível de sal, podem prejudicar a receita do pão francês, uma vez que se reduzir mais de 10% de sódio não se obterá êxito no preparo desse alimento, já que a presença da substância é fundamental para a produção.

Até o momento, se comprometeram com a meta da redução e assinaram um termo de compromisso:

- Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, a Abia;

- Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias, a Abima;

- Associação Brasileira da Indústria de Trigo, a Abitrigo;

- Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, a Abip.

A Anvisa pretende reduzir a adição de sódio do pão francês e tem o apoio do setor, apesar da redução de 10% de sódio do alimento não ser obrigatória.

Alimente Clean

Conheça a nossa linha completa de solução para limpeza corporativa

Blog Alimentos

Aprimore seu cardapio com dicas e receitas do alimente

Newsletter

Parceiros

Desonvolvido por: Artmix